Os contos de cordel são ferramentas valiosas para trabalhar com
Educação Infantil, pois possuem uma linguagem simples e atraente para as
crianças. Conheça aqui como apresentar para a sua turma uma atividade muito
interessante que consiste em ensinar as crianças a fazer um cordel.
1º
Momento – Contextualização e Apreciação da obra: A professora
deve iniciar a aula perguntando se os alunos conhecem a literatura de cordel,
explore o contexto em que ocorre este tipo de texto, explorar também sobre a
técnica de xilogravura, para tanto segue abaixo algumas orientações:
*Caso seja complicado fazer
uma atividade com xilogravura, pode também utilizar apenas desenho normal, a
ideia é fazer as crianças entenderem como é feito um cordel.
O que é um cordel?
Por que tem esse nome?
Como se estrutura um cordel?
Quais são os temas mais
utilizados nos cordéis?
Onde e quando começou a arte
do cordel?
Qual a técnica mais utilizada
para ilustrar o cordel?
O que é a xilogravura?
Quais os principais artistas
brasileiros que utilizam a técnica da xilogravura?
Por que as pessoas começaram
a utilizar esta técnica, ou seja, em que contexto cultural e social começou a
ser produzido. A professora poderá também apresentar para a turma alguns
livros/folhetos de cordel e pedir para que as crianças apreciem e expressem
seus sentimentos, percepções e vivências a respeito do cordel.
2º
Momento – Produção: Os alunos, com auxílio da professora, irão
produzir um folheto de cordel, ilustrar a capa através da técnica da
xilogravura ou isopogravura.
3º
Momento – Exposição: Ao final do trabalho os alunos irão
organizar uma exposição em varais para apreciação da comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário